DICAS PARA PARA SUA COMPRA SEGURA NO BLACK FRIDAY
Cada vez mais os hackers e os sites falsos estarão presentes nesse tipo de transação. Mas, é possível sim conseguir e encontrar produtos com bons descontos e preços baixos na Black Friday. A realização de compras via web/internet/aplicativos cresceu enormemente e, neste ano, por conta da pandemia, certamente elas serão maiores ainda.
Veja abaixo 06(seis) importantes as dicas para fazer suas compras em segurança.
1. Investigue o site
Primeiramente, examine o endereço da web do site no qual pretende comprar. Do lado esquerdo deve haver um cadeado e o endereço deve iniciar com https://. Do site deve constar o nome empresarial, o CPF (se o vendedor for pessoa física) ou o CNPJ; o endereço físico completo, o endereço eletrônico e os dados para contato.
2. Verifique preços anteriores
Por meio da internet, é possível buscar os preços praticados anteriormente sobre aquele produto, para tentar descobrir se realmente está sendo oferecido desconto.
3. Compare preços com outros sites
Vale a pena comparar preços nos diversos sites de vendas para os mesmos produtos, levando em consideração os acréscimos por fretes e seguros e, também, formas de pagamento.
4. Use aparelhos próprios
Deve-se evitar fazer as compras por meio de celulares ou computadores de terceiros e/ou desconhecidos; Certifique-se de que seu dispositivo tem antivírus atualizados.
5. Transações financeiras efetuadas via SMS
A maioria dos bancos possui o serviço de notificação via SMS e/ou e-mail quando alguma transação financeira é efetuada, o que ajuda o consumidor no caso de fraudes e compras que não foram feitas pelo titular do cartão/conta.
6. Confiabilidade e atendimento da loja
Outra boa dica do advogado é a de fazer pesquisa em sites de proteção ao consumidor como para checar reclamações e respostas do fornecedor e a confiabilidade da loja de acordo com o histórico de atendimento e avaliações de consumidores.
ANTONIO SERRANO – Advogado do escritório SERRANO ADVOCACIA